Associação de Municípios do Planalto Beirão Nº VERDE: 800 209 316 Telefone: 232 870 020

Instalação de 1385 novos Ecopontos em 2019

O ano de 2019 ficou marcado por mudanças significativas, ao nível dos meios de deposição e recolha seletiva.

A rede de ecopontos existente anteriormente, apesar de representar já uma cobertura abrangente do território, apresentava ainda algumas lacunas, quer ao nível da população abrangida, quer na capacidade dos equipamentos existentes que era necessário colmatar. Também ao nível dos meios de recolha (viaturas) era necessário efetuar uma renovação e reforço de meios de modo a dar resposta ao aumento de pontos de recolha e maior adesão da população.

A intervenção realizada ao nível da instalação de novos ecopontos nos 19 municípios associados representou um enorme reforço da capacidade instalada e também da população abrangida por este serviço. De Janeiro a Dezembro de 2019, foram instalados no Planalto Beirão:

  • 173 Ecopontos de superfície
  • 144 Ecopontos enterrados
  • 68 Ecopontos semi-enterrados

De modo a assegurar uma recolha atempada e eficiente destes novos pontos de recolha bem como os já existentes, entraram ao serviço 14 novas viaturas de recolha seletiva, o que representou uma duplicação dos meios até então disponíveis neste serviço. O investimento realizado a este nível teve um retorno bastante positivo, traduzindo-se num crescimento muito significativo das quantidades de resíduos recolhidos seletivamente.