AMRPB celebra o término bem-sucedido do Projeto-Piloto da Recolha Seletiva Porta-a-Porta nos 19 municípios

Após um período de trabalho meticuloso e coordenado, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) celebra o término bem-sucedido do Projeto-Piloto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta em todos os 19 municípios abrangidos pela sua área de atuação. Iniciado em 2019, no âmbito da operação POSEUR "Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos", este projeto pioneiro teve como objetivo principal abordar a crescente necessidade de implementar práticas sustentáveis na gestão de resíduos, sobretudo nos setores do pequeno comércio, restauração e serviços, onde a concentração desses estabelecimentos é mais expressiva.

Ao longo dos anos, a AMRPB demonstrou um compromisso firme com este propósito, expandindo gradualmente as suas operações para incluir mais municípios e alcançar uma gama mais ampla de estabelecimentos comerciais. O ano de 2020 foi marcado por um avanço significativo, com a AMRPB a operar em seis dos dezanove municípios associados. Equipada com três veículos dedicados, as equipas realizaram recolhas semanais em mais de quatrocentos estabelecimentos, culminando na recolha bem-sucedida de mais de duzentas toneladas de Resíduos Valorizáveis.

O alargamento deste serviço essencial, concluído em 2024, não só aliviou e continuará a aliviar a pressão sobre a rede de ecopontos existente, aumentando a sua disponibilidade para os produtores domésticos, mas também simplificou substancialmente a gestão de resíduos por parte dos produtores comerciais.

 

© Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão 2024. Todos os direitos reservados | Powered by 2PLAY