Planalto Beirão capacita território na digitalização
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), entidade responsável pela gestão de resíduos urbanos em 19 municípios da Região Centro, dispõe desde 2021 de um sistema de monitorização, em tempo real, das operações afetas aos serviços de recolha de resíduos que executa na sua área de intervenção.
Através da georreferenciação de mais de 24.000 contentores de recolha indiferenciada de resíduos urbanos, complementada por viaturas equipadas com tecnologia inovadora que permite gerir circuitos e registar ocorrências, a Associação de Municípios, em articulação com a Prezero Portugal, pretende continuadamente otimizar e melhorar o serviço prestado aos utilizadores da região.
Face aos bons resultados obtidos ao nível da recolha indiferenciada decorrentes da utilização desta ferramenta digital de monotorização pelos municípios, desde 2021, a plataforma será agora alargada à recolha seletiva. Os cerca de 3.000 ecopontos instalados encontram-se já georreferenciados e as viaturas equipadas com as respetivas consolas, permitindo a transposição deste sistema de monitorização para os circuitos de cada fluxo de resíduos valorizáveis, já no segundo semestre do corrente ano de 2024.