Valores da reciclagem duplicaram face a 2014
Os números da reciclagem nos 19 concelhos que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) duplicaram nos últimos sete anos.
Em 2021, cada habitante da região reciclava em média 42 quilos de resíduos recicláveis, o dobro face a 2014 (21 quilos). Para este ano prevê-se um novo aumento dos indicadores.
Esta subida dos números da reciclagem resulta do investimento feito nos últimos anos pela AMRPB na instalação de novos contentores e nas campanhas de sensibilização e educação ambiental levadas a cabo, entre outras medidas, explicou esta quarta-feira (14 de dezembro) a associação de municípios na sessão de apresentação pública dos resultados da Operação POSEUR “Recolha seletiva e tratamento de resíduos de embalagens”.
“Os últimos cinco anos revelaram uma competência inexcedível daquilo que foi e é a capacidade empreendedora da associação de municípios, estamos hoje mais fortes e aptos a todos os níveis. A recolha indiferenciada de resíduos urbanos está mais eficiente e direcionada para um serviço público de qualidade. A recolha seletiva de resíduos de embalagens permite reciclar atualmente o dobro das quantidades de 2014”, frisou Leonel Gouveia, presidente da AMRPB, salientando que também “o tratamento dos resíduos sólidos urbanos mostra-se cada vez mais eficaz fruto de investimentos constantes”.