Reciclagem aumenta 10% no primeiro semestre de 2021
No primeiro semestre de 2021, a Ecobeirão registou mais uma evolução ao nível da recolha seletiva de resíduos valorizáveis.
Comparativamente com o 1º semestre do ano anterior (2020), registou-se um substancial aumento de 10%, o equivalente a 497 toneladas. A fração que registou um crescimento mais significativo foi a fração vidro (+13,1%), seguido da fração plástico/metal (+8%) e o papel (+7%). Estes resultados não podem ser dissociados do forte investimento que a AMRPB realizou nos últimos anos ao nível da ampliação da rede de ecopontos e no reforço dos meios de recolha, transporte e triagem.
Efetivamente o conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental que a AMRPB tem vindo a desenvolver desde fevereiro de 2021 com a finalidade de captar, informar e capacitar a população para a mudança de hábitos e práticas ambientais, junto dos utilizadores, tem dado frutos que se manifestam nestes valores positivos. Através do Plano de Sensibilização e Educação Ambiental (PSEA) Ideia Com Futuro - Reciclar no Planalto Beirão, a AMRPB está a distribuir cerca de 100 000 mini-ecopontos domésticos, o equivalente a 100.000 familias para que em casa, os cidadãos da região do Planalto Beirão possam fazer a separação dos resíduos domésticos e desta forma contribuír para a subida dos valores da reciclagem.
A Associação de Municípios vai continuar a desenvolver esforços para alavancar os valores da reciclagem, mas tal nao será possível sem a colaboração de todos para o cumprimento das metas da reciclagem de resíduos valorizáveis.