Ministra do Ambiente e Energia visita a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão

Ontem, 18 de julho, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho,presidiu à Sessão de apresentação pública "Investimento de 32 Milhões de Euros no Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos da AMRPB - Prestação de Contas" realizada ontem, 18 de julho na Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.

No âmbito do evento de apresentação pública de resultados e indicadores de desempenho, foram inauguradas duas novas unidades industriais: a Central de produção de combustíveis derivados de resíduos (CDR), e a Central de compostagem e afinação de biorresíduos.

A primeira unidade, com capacidade instalada para processar até 50.000 toneladas/ano de CDR, permite a valorização energética destes resíduos a partir da trituração e secagem da fração resto de tratamento de resíduos, reduzindo as quantidades confinadas em aterro. Este processo permite ainda reduzir a emissão gases com efeito de estufa e contribui para a diminuição do valor da taxa de gestão de resíduos a pagar pelo SGRU.

A segunda unidade , permite aumentar a capacidade de tratamento de biorresíduosatravés da compostagem e afinação de resíduos urbanos biodegradáveis, em prol de uma economia tendencialmente mais circular.

Na sessão realizada no auditório do Centro de Tratamento de RSU da Associação de Municípios, começou por usar da palavra Carla Borges, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Tondela e membro do Conselho Executivo da AMRPB. Na sua intervenção, reforçou o compromisso do município de Tondela com o ambiente e realçou a importância das sinergias intermunicipais, que permitiram que um projetocomo o do Planalto Beirão atingisse a dimensão e sucesso agora consolidado.

Seguidamente, usou da palavra Leonel Gouveia, Presidente do Conselho Executivo da AMRPB e Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, que começou por reforçar a importância que o Planalto Beirão tem na gestão dos resíduos produzidos na região e a ambição de continuar a reciclar mais e melhor. Neste contexto foi anunciada a intenção de assegurar a curto/médio prazo a recolha de bioresíduos, quer a nível doméstico, quer ao nível dos grandes produtores.

A sua intervenção foi finalizada com uma referência à capacidade empreendedora da AMRPB e à sua visão estratégica, que através da boa gestão dos financiamentos comunitários, conseguiu dotar a região de meios e serviços, capazes de garantir a sustentabilidade ambiental e económica do território e o bem-estar das populações.

Na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da Ecobeirão, Ricardo Cruz,Presidente da Câmara Municipal de Tábua, tomou em seguida a palavra e evidenciou a importância dos projetos agora finalizados, que permitiram desviar de aterro quantidades muito expressivas de resíduos e assegurar a sua valorização. Realçou ainda a importância das ações de sensibilização levadas a cabo ao longo dos últimos anos, que em conjunto com as soluções tecnológicas implementadas, contribuíram para o desenvolvimento sustentável da região e também para os objetivos globais com que Portugal se encontra comprometido, na qualidade de Estado-Membro.

Helena Pinheiro de Azevedo, gestora do anterior programa do POSEUR, realçou a importância dos investimentos realizados no âmbito deste programa operacional e a boa gestão dos mesmos, por parte dos seus beneficiários, que assim permitiu os resultados muito positivos agora apresentados.

A terminar a sessão, usou da palavra a Ministra do Ambiente e energia, que na presença dos diversos representantes dos municípios associados, realçou o importante contributo que a Associação de Municípios deu para a melhoria dos indicadores nacionais em matéria de gestão de resíduos. Referindo-se ao Planalto Beirão como exemplo a seguir, enalteceu ainda a importância dos municípios e juntas de freguesia como parceiros de proximidade, indispensáveis para a prossecução dos objetivos nacionais no âmbito da gestão de resíduos e restantes questões ambientais.

A Ministra, reforçou ainda a questão dos resíduos como uma das prioridades do seu ministério e a vontade de levar Portugal para a linha da frente da reciclagem ao nível europeu.

 

© Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão 2024. Todos os direitos reservados | Powered by 2PLAY