Aterro Sanitário
O Aterro Sanitário do Planalto Beirão é uma infraestrutura moderna e ambientalmente responsável que garante o tratamento adequado dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios da região.
O Aterro Sanitário da AMRPB é uma unidade de confinamento técnico que permite a deposição adequada dos resíduos sólidos urbanos que não são passiveis de valorização, sendo por isso considerada a última opção num sistema de gestão integrada de resíduos. O Aterro constitui um local projetado e preparado para a receção final dos resíduos. O aterro constitui um local projetado e preparado para a receção final dos resíduos indiferenciados, contemplando soluções de proteção ambiental e de saúde pública, como sejam: a impermeabilização dos fundos e dos taludes, sistemas de drenagem e tratamento de lixiviados e sistemas de captação de gases (biogás).
A área de Confinamento Técnico da AMRPB é constituída por duas células que por sua vez se encontram divididas em alvéolos. A célula 1 encontra-se em exploração e em breve esgotará a sua capacidade de receção de resíduos, pelo que induziu a necessidade de alargamento atual do aterro, que corresponde à exploração de uma nova célula a executar em terreno contíguo ao existente, com uma área aproximada de 4 hectares. Esta ampliação permitirá o normal funcionamento do aterro na receção e valorização de resíduos indiferenciados, prolongando a sua vida útil.