Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes
Tipicamente, o lixiviado proveniente de aterro e instalações de tratamento mecânico e biológico (TMB), são águas residuais muito complexas e devem ser tratadas de acordo com os requisitos legais antes de poderem ser descarregadas no meio hídrico.
Os lixiviados estão fortemente contaminados com substâncias orgânicas, azoto, metais pesados e sais. O seu tratamento é, tecnicamente, um desafio devido à sua elevada variabilidade de composição e elevada flutuação de produção.
Osmose InversaA principal tecnologia aplicada no tratamento de lixiviados é a Osmose Inversa (OI) devido à sua simplicidade, robustez e eficiência. A osmose inversa é uma técnica de filtração física em que os poluentes são removidos de fluidos líquidos usando membranas semipermeáveis.
O Aterro Sanitário do Planalto Beirão, dispõe de uma linha de tratamento de lixiviados, composta por 3 unidades de osmose inversa, dotadas mais recente tecnologia, capazes de tratar 520 m3.
A agua tratada, por estas unidades, apresenta uma excelente qualidade, de acordo com a legislação, por forma a ser descarregada no meio hídrico.
Esta água, produzida pelas Osmoses inversas, é utilizada em toda as instalações industriais, do Aterro Sanitário, bem como na rede de incendio, regas e lavagens de todo o centro de tratamento.