Associação de Municípios do Planalto Beirão Nº VERDE: 800 209 316 Telefone: 232 870 020

Reciclagem aumenta 10% no 1º semestre 2021

No primeiro semestre de 2021, a Ecobeirão registou mais uma evolução ao nível da recolha seletiva de resíduos valorizáveis. Comparativamente com o 1º semestre do ano anterior (2020), registou-se um substancial aumento de 10%, o equivalente a 497 toneladas.

 A fração que registou um crescimento mais significativo foi a fração vidro (+13,1%), seguido da fração do plástico/metal (+8%) e o papel (+7%). Estes resultados positivos não podem ser dissociados do forte investimento que a AMRPB realizou nos últimos anos ao nível da ampliação da rede de ecopontos e no reforço dos meios de recolha, transporte e triagem.

Efetivamente o conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental que a AMRPB tem vindo a efetuar desde Fevereiro com a finalidade de captar, informar e capacitar a população para a mudança de hábitos e práticas ambientais, junto dos utilizadores, tem dado frutos que se manifestam nestes valores positivos. 

Através do Plano de Sensibilização e Educação Ambiental (PSEA) Ideia com Futuro - Reciclar no Planalto Beirão, a AMRPB está a distribuir nos municípios associados, 100 000 miniecopontos (1 por família) para que em casa, os cidadãos da região do Planalto Beirão possam fazer a separação dos resíduos domésticos e dessa forma contríbuir para a subida dos valores da reciclagem.

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão vai continuar a desenvolver esforços para alavancar os valores da reciclagem. Mas tal não será possível  sem a colaboração de todos para o cumprimento das metas da reciclagem de resíduos valorizáveis.