Associação de Municípios do Planalto Beirão Nº VERDE: 800 209 316 Telefone: 232 870 020

Castro Daire

Municípios Associados

Castro Daire encontra-se edificado num morro a 588 m de altitude, na vertente meridional da Serra de Montemuro, sob a profunda e verdejante margem direita do Rio Paiva. O conjunto Vale-Planalto-Serra conferem-lhe uma paisagem de rara beleza.

Tem uma posição estratégica, porque está no ponto de passagem obrigatória entre o vale meridional do Rio Douro e do Rio Vouga. O Concelho ostenta um vastíssimo e diversificado património paisagístico e arquitectónico que o caracteriza como um Município rico em testemunhos do passado e como um local dignamente expressivo que vale a pena visitar.

De entre esse vasto património não pode deixar de ser destacado a Igreja da Ermida do século XII e a Inscrição Romana do Penedo de Lamas – Moledo. Durante o séc. XVIII houve em Castro Daire um grande período de expansão. São monumentos marcantes desta altura a Casa da Cerca, Capela das Carrancas, Solar dos Aguilares e o Solar dos Mendonças, todos eles localizados na vila, ou ainda as casas nobres de Grijó do Gafanhão, Farejinhas e da vila de Mões.